terça-feira, 20 de julho de 2010

Berlenga (etimologia)

Começamos não com a nossa conhecida ilha Berlenga,
mas sim com uma Berlanga em Castela.
Antiga e imponente fortaleza de Berlanga de Duero (construções sucessivas até séc. XV)

O nome Berlenga é suficientemente estranho no nosso léxico...
Após algumas tentativas de etimologia, procurando numa decomposição ber + lenga e passando por "berberes" ou associações análogas, encontramos três Berlangas em Espanha:
No entanto, há um pouco mais a acrescentar... em termos de etimologia e brasões:
Berlanga de Duero, Berlim, Berna (brasões)

Torna-se mais ou menos evidente (até pela tradição nas línguas germânicas), que BER se associa a Urso (não sendo exaustivo, há associações dissimuladas como Berwick, na Escócia).

Decompondo Ber, ficaríamos com Lenga... do qual temos apenas um registo bizarro a lenga-lenga, com etimologia declarada africana (umbundo?). Ainda em Espanha, encontramos Langa-de-Duero, e outras povoações denominadas Langa.
Mas a mais surpreendente é talvez a associação a Langa-Shetland e à provável origem do termo viking para ilha comprida. Sendo comum o nome em múltiplas ilhas escocesas denominadas Linga, devemos lembrar que em registos inglesas a nossa ilha é designada Berlinga. Esta ligação escocesa (ou viking), prolonga-se até na existência de uma ilha denominada Barra na Escócia.

Terminamos esta deambulação etimológica sobre a Berlenga, notando que Barlang é um nome húngaro para caverna/gruta, que se poderia aplicar às grutas na Berlenga.
No entanto não é conhecida nenhuma influência eslava ou húngara significativa que suporte esta derivação directa. Há uma derivação indirecta é que a relação de ursos com cavernas, o que pode estar na origem do nome húngaro (decompondo bar-lang).

Neste ponto, sem falar na designação romana da Berlenga, que era Londobris (e o que daria uma outra estória... tendo até sido relacionada a Londinium - Londres), a origem do nome Berlenga pode estar relacionada com uma primitiva denominação que ligue Ber (urso) a Linga (ilha).

De forma independente (ou não) o nome Berlingr é associado a um anão numa Saga viking Sörla þáttr o que reforça a origem viking do nome.

Por outro lado, não convirá esquecer as referências de Frei Bernardo de Brito (Livro 5, fl.24) que associa a Berlenga a uma cidade que esteve na Costa da Lusitania (cf. Pomponio Mela, livro 3, cap.2) e que se apartou da terra firme em 582 AD, e que estaria ainda associada à Eritreia.

Nota: Como facto lateral, não é de excluir a associação de Ber com alguma etimologia importante para a designação de povos bárbaros. O nome "Berber" é admitido ser um desvio de "Barbar", para povos estrangeiros/estranhos. É interessante considerar que essa designação estaria relacionada com uma nomeação de ursos (muito comuns nas partes interiores da Europa)...

6 comentários:

  1. Associada à Eritreia!
    Não deixo de pensar que se calhar, andamos a vêr tudo ao contrário.

    Ura e Kesad, filhos de Arpachad, neto de Noé, um Khuzaimah, fundaram UR, que se diz na Mesopotâmia.

    "...Haran, the son of his son, and Sarai(Princess), his daugther-in-law, the woman of Avram his son and they went out from UR of the ones of "Kesad" to walk unto the Land of Kena´an and they came as far as Hharan and they settled there."
    Do Livro do Génesis

    Ligada à Erireia...
    E se UR, não se localizasse na Ásia Menor?
    E o Meso, O Planalto, estivesse noutro local?

    Selinda da Sertã

    ResponderEliminar
  2. Berlanga é Ocitano!
    Langue ou Lenga D´OC!

    Maria da Fonte

    ResponderEliminar
  3. Selinda:
    Mesopotâmia significa "Entre-Rios"... a partir daí, enfim - há poucos dados, mas vários indícios. Todas as informações podem ser úteis - quando começarem a ser consistentes, temos matéria! Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Maria da Fonte:
    Obrigado pela visita.
    Languedoc... pois, mas estamos de acordo quanto ao Ber, certo?

    ResponderEliminar
  5. Ber < Wer > Bel era deus aguerrido em sumério e pode ter dado nome gótico ao urso explicando os brazões de Berlim, Berna e possivelmente da visigótica Berlanga de Duero mas deixa em suspenso o manso cordeiro com um chaparro do escudo de Berlanga da Extremadura que na Berlanga del Bierzo passa a chaparro de que concluiríamos que Ber pode ser também nome de carrasco? Mas a Berlenga extremenha terá sido fundada por berlenguenhos do douro! Na verdade a semântica de wer aponta mais para algo selvagem e agressivo como o carrasco...ou o urso nada obrigando a fazer derivar estes topónimos do gótico. "Apellido Berlangade origen castellano. Escudo de armas primitivas: En campo de gules, una ermita de oro, surmontada de una cruz de sable."
    Londobris < Longo-bri < Lon(co)-brig = Bri(g)-long = "cidade (fantasma ao) longe (< Lat. longe) > Bir-lang > Berlenga.
    Conclusão: A ermida castelhana seria um ediograma de uma cidade ao longe e a Berlenga apenas o que parece: uma cidade distante perdida ao longe no mar!

    ResponderEliminar
  6. O Cordeiro da Berlanga de Extremadura vem da "mesta": instituçao da transumância castellana. Ouvi que o nome vem de Berlanga de Douro

    ResponderEliminar