quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pleiades (2)

Maia, a mais velha das Pleiades teria como pai Atlas, sendo conhecidos os seus descendentes como Atlantes.
São bem conhecidas as referências associadas - as montanhas do Atlas, o Atlântico, etc... e pela relação com a banida mitologia portuguesa (ver Damião de Castro, http://alvor-silves.blogspot.com) há ainda a conexão dos irmãos Atlante Itálico e Oro Hércules, o que nos leva ao mito da sustentação do mundo por Atlas nas colunas de Hércules.
Recordamos a representação romana de Hércules (o etrusco Hercle, ou grego Heracles)...
... fazendo notar que é representado empunhando uma MAÇA - e por outro lado uma MAÇÃ.
Relativamente à MAÇA, é curiosa a presença da tal estátua do Homem da Maça... já relativamente à MAÇÃ, prende-se com as maçãs de ouro das Hespérides (outras ninfas filhas de Atlas).
Ou seja, trata-se do 11º trabalho de Hércules, referente ao Jardim das Hespérides (possivelmente associados às ilhas Hespérides - Caraíbas). Nesse trabalho aparece um dragão Ládon... que acidentalmente é outro elemento nessas estátuas do Monte de São Brás.

Toda a mitologia relativa às Hespérides, e a sua conexão com o ouro das Américas, já foi abordada anteriormente em http://alvor-silves.blogspot.com . Talvez seja de acrescentar as armas da cidade de Coimbra onde é patente a luta entre o dragão e o leão (símbolo do Infante D. Pedro), e onde no meio se encontra o Cálice, o eventual Graal. Em breves palavras o Infante das Sete Partidas, D. Pedro, procurou lutar contra a imposição draconiana de não descobrir a América, que já era bem conhecida e navegada, mas que se mantinha encoberta e não descoberta, era um segredo, representado por um "cale-se", ou cálice.

Como nota final, o castigo imposto a Atlas, comoveu as filhas Pleiades, que terão cometido suicídio colectivo... ou mais rebuscadamente, isso ficou representado pela paixão da filha Electra pelo pai Atlas, e tem expressão no conhecido Complexo de Electra (análogo feminino ao Complexo de Édipo).

(Parte 2 de 7)

Sobre as conexões entre as Pleiades e as Antas e monumentos megalíticos portugueses, ver:
http://portugalliae.blogspot.com/2009/05/o-enigma-das-antas-portuguesas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário