terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Nebulosidades auditivas (24)

Esta série das "nebulosidades auditivas" já fez 4 anos, e tendo começado com Kate Bush, regressa à voz de Kate com a curiosa presença de Hugh Laurie no vídeo. O agora famoso "Dr. House", aparecia como actor razoavelmente secundário, vestindo a bata branca com o número 57, ao lado do "professor Jerry Coe", ou melhor, "Jericho".
Experiment IV (Kate Bush)

Music made for pleasure, music made for thrill
It was music we were making here until
They told us what they wanted was a sound that could kill someone from a distance

O vídeo parece hoje algo grotesco, e a história de investigações feitas com um propósito benigno, mas que visavam um propósito maligno, era bem conhecida naquela época, tão marcada pelas ameaças de armas nucleares. 
Claro que nada mudou. Lembro-me de, alguns anos depois, ter visto acidentalmente o desenho de um míssil, num computador de uma amiga. Perguntei-lhe se não tinha vergonha de estar a contribuir para o desenho de uma arma de grande destruição... A resposta foi simples - não seria um míssil de ataque, seria apenas defensivo. 
Não era ingenuidade, era apenas a resposta dada por um funcionário que cumpre a sua função, e se alheia da sua responsabilidade no processo. 
É claro o caminho das pedras compensa, porque haverá sempre quem faça, e é melhor sermos "nós" os primeiros, a ficar com os louros, e com a vantagem, do que "eles". E é esta simples divisão entre "nós" e "eles" que gera a espiral infindável da competição letal. 
Até porque qualquer arma, uma vez feita, não sabe a diferença entre "nós" e "eles". 
Pode até ser feita para ser personalizada ao toque, ficando inactiva a "outros"... só que isso é apenas a visão das crianças poderosas, que exigem o brinquedo sem saber como funciona. 
E o funcionamento pretendido é simples - fazer o máximo com o mínimo esforço.
Pensar-se como um agente instabilidade que está a ser potenciada... pois isso é o medo, mas apenas o medo pessoal, o medo de que a instabilidade saia fora do controlo dos "seus". Porém, a instabilidade não tem dono, não é criada, é apenas descoberta. Uma vez descoberta, ou é coberta, ou lançada ao caos... porque potenciar a instabilidade, é apenas potenciar o caos.

I just pray that someone there can hit the switch

Sem comentários:

Enviar um comentário