quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ceres spotting

Já há uns quatro anos, falei no texto "Moon Spots" sobre o registo antigo (Séc. XIX) do avistamento de "estranhas luzes" na Lua. Apareceram em várias revistas da época:

Bom, surgiu entretanto, há uns dias atrás, a notícia da NASA que revelava a existência de luzinhas... agora não na Lua, mas sim no maior planeta-asteróide, ou seja Ceres. As imagens são atribuídas à sonda Dawn, que teria conseguido a notável proeza de ter realizado uma viagem de vários anos pela Cintura de Asteróides sem ter colidido com nenhum dos muitos milhares de corpos de dimensão grande (... e milhões de dimensão mais pequena). 

Imagem das duas luzes numa cratera de Ceres
(sonda Dawn, NASA)

As imagens, como habitual, são a preto-e-branco. A NASA sempre foi poupada com estas coisas, e portanto não gosta de gastar dinheiro com imagens a cores. 
Habituados às fotografias digitais, os jovens de hoje não entendem que fotografias a cores eram coisa bem mais cara do que revelá-las a preto-e-branco. Assim, a NASA mantém-se poupada na revelação, e segue a tradição do preto-e-branco.
Seja como for, esta notícia da luzinha em Ceres já vem de Janeiro (ver aqui), só que então estava mais desfocada, porque a sonda Dawn era suposto estar bem mais longe do asteróide... fazia por isso sentido apresentar uma imagem desfocada.

Só que ainda assim, parece que as coisas já não são o que eram, e a notícia das luzinhas em Ceres não teve grande impacto, pelo que aparece agora nova revelação - uma formação piramidal:
À esquerda - um zoom da cratera que exibe as luzinhas!
À direita - (em baixo) uma formação com aspecto de pirâmide (ou será aspecto de lapa?).

Com tanto mistério, a NASA pede agora ao povo para ajudar, apresentando explicações para o fenómeno das luzinhas, e insere a hipótese de "Aliens" como uma das possibilidades a votação!
Portanto, depois do sucesso do Canal História com as teorias "Aliens", vemos agora a NASA a seguir o mesmo caminho.

De facto, como tudo o que sai da NASA, devemos colocar sérias dúvidas à sua veracidade, mas aqui temos como ponto favorável à história o mesmo tipo de fenómeno ter sido avistado no Séc.XIX, à época, apenas na Lua.


Para terminar deixo aqui a fotografia de outras duas luzinhas, essas bem à vista de qualquer um de nós. Segue então uma imagem de Júpiter e Vénus que tirei hoje, 30 de Junho de 2015:

São também duas luzinhas...

2 comentários:

  1. Bolas, que ainda não consegui ver... as janelas da minha casa estão viradas para o lado errado.. ;-)
    Mas já consegui observar essas luzinhas num final de tarde numa esplanada à beira-mar... O universo tem destas maravilhas.. Ainda bem que estamos cá para as contemplar... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão bem brilhantes, Amélia.
      E creio que no dia 19 ou 20 de Julho, com a Lua a acompanhar, ainda será uma conjunção mais interessante. Abraço!

      Eliminar