terça-feira, 28 de setembro de 2010

Canhão da Nazaré (2)

Já nos referimos aqui sobre o Canhão da Nazaré.
A publicação desta imagem no Portugalliae:
e a inspecção mais atenta da batimetria disponível no Google Maps, permite no entanto concluir sobre a raridade de formações como o Canhão da Nazaré (ou outras próximas da Serra da Arrábida, ou do Cabo de Sagres). Pode eventualmente encontrar-se algo semelhante em grandes rios, como o Congo, o Indu, ou o Ganges, mas em pouco mais sítios.

O mais interessante é que uma formação submarina com aquele aspecto denota uma erosão própria de um rio que corre à superfície, sendo claro que quando os rios atingem o mar, a sua corrente ao espalhar-se no leito oceânico, dilui por completo a erosão que é típica em terreno ao ar livre.
Surge assim a hipótese de tal formação ter origem num poderoso rio (agora desaparecido... o Rio Alcobaça é demasiado modesto para uma tal erosão), que outrora desgastou aquele vale, tal como o Colorado que atravessa desertos em direcção ao Golfo da Califórnia, dando origem a tal Canyon.
Conforme é dito em Portugalliae  poderá ter havido um aumento do nível do mar, muito superior ao que se supõe, devido ao degelo após a glaciação. Nesse caso, e atendendo a que o Canhão da Nazaré corta significativamente o leito submarino, até mais de 1000 metros, podemos estar a falar de tempos, em que o Mediterrâneo pouco mais fosse do que um lago.

1 comentário:

  1. Olá,

    Não compreendi bem o sentido deste tópico "Canhão da Nazaré" e vou ler melhor, mas mares mediterrânicos, entre montanhas há muitos, e haviam mais há cinco milhões de anos segundo a geologia da crise de salinidade (Crisis salina del Mesiniense) segundo a Wiki castelhana, pois veja o Alvor Silves a diferença de qualidade entre as versões da Wiki sobre este tema "Mar Mediterrâneo", a lusófona é deveras medíocre pois põe um capitulo de "Cultura" onde só aponta uma extensa lista de GASTRONOMIA ! e desdenha completamente a parte cientifica histórica geológica do Mediterrâneo, afinal é dum Mar entre montanhas que se devia explicar, um lixo a cultura portuguesa por arrasto da Brasileira na Wiki.

    Os níveis das águas antes do fim da ultima grande era glacial do planeta foram mais baixos que os 121 metros oficialmente aceites pela comunidade cientifica, no Mediterrâneo foi de 2.500 metros, se cruzar dados de história geológica com climatologia arqueologia e outras. Quando do rompimento do istmo do Estreito de Gibraltar sim houve um Dilúvio Bíblico… Mas aconteceu o mesmos com outro mar mediterrânico há 5. 600 a.C., o Mar Negro.

    E que me ia esquecendo, segundo a infalível história geológica nas Antis aconteceu também um Dilúvio Bíblico dum "mar mediterrânico entre montanhas", as barragens naturais dum gigantesco lago de altitude na Cordilheira dos Andes romperam-se e inundaram os vales adjacentes.

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar