domingo, 19 de setembro de 2010

Via Láctea

Na concepção actual da Via Láctea, que é muito consistente com o registo de muitas observações, temos o seguinte modelo espiral:

O sistema solar está no braço de Orion, um braço disjunto, rodeado pelos braços de Sagitário e Perseu. É nestes três braços (juntamente com Cruz do Sul) que se encontram a maior parte das estrelas visíveis, que são também normalmente as mais próximas. Por efeito do núcleo da galáxia há uma significativa zona de sombra, onde não são visíveis quaisquer estrelas.

Das estrelas mais conhecidas da antiguidade, as que estão mais próximas são Rigil (Alfa-Centauro), Sirius (Alfa-Canis Majoris), e Procyon (Alfa-Canis Minoris), todas elas estrelas duplas, a distâncias entre 4.36, 8.58 e 11.4 anos-luz.

Outra das estrelas próximas, com especial importância, é Vega (Alfa-Lira), a 25 anos-luz... esta estrela foi o pólo norte por volta de 12 000 a.C., e o mais curioso será o termo "Navega" = "na-Vega", uma etimologia difícil de ignorar em português... já que "na Vega" seria uma expressão natural para marinheiros navegarem de acordo com uma orientação polar! 

Como diria Camões (Lusíadas, Canto X. 88)
Vê de Cassiopeia a fermosura
E do Orionte o gesto turbulento;
Olha o Cisne morrendo que suspira,
A Lebre e os Cães, a Nau e a doce Lira.
Afinal, teria sido a doce Lira essa Vega, definindo o caminho por onde a Nau navega?

2 comentários:

  1. "Ou poderás tu atar as cadeias do Sete Estrelo ou soltar os Laços de Órion?"

    O Sistema Solar está no braço de Órion, e orbita em torno das Pléiades, numa elíptica de cerca de 26 000 anos.

    Que poderá significar esta enigmática frase do Livro de Jó?

    ResponderEliminar
  2. Sobre os laços de Orion, não sei... mas é suficientemente estranho o braço de Orion estar desligado da espiral, no meio de dois outros braços. As 3 estrelas do cinto de Orion não estão à mesma distância... ou seja não formam um agrupamento - coisa que já acontece nas Pleiades.

    Sobre o Sete Estrelo, as Pleiades, já coloquei alguns posts anteriores, mas ainda não terminei. Não conheço sustentação para essa rotação em torno das Pleiades... o que é admitido normalmente é que o Sol roda em torno do centro galáctico.

    ResponderEliminar