domingo, 20 de fevereiro de 2011

Romanas Maiúsculas

Sabemos que os gregos usavam letras maiúsculas (... ou será majúsculas?!) e minúsculas.
No entanto, o que nos chegou dos romanos aparece sempre escrito em maiúsculas... as minúsculas que usamos são essencialmente fabrico posterior, de influência gótica.
Analisando algumas interessantes imagens de inscrições romana em Pompéia, podemos ver uma diversidade de escrita corrente, algumas da qual dificilmente legíveis para leigos.
É perfeitamente natural que houvesse uma variedade de caligrafia popular, para além do standard majúsculo que nos chegou.

A informação relevante sobre este assunto vi-a num vídeo de David Icke, que a certa altura faz uma observação notável... Toda a correspondência que nos é dirigida pelos bancos, e outras empresas, aparece sempre escrita com o nosso nome e endereço em maiúsculas.
Ou seja, temos correspondência dirigida assim:
      FULANO BELTRANO
      RUA DA AVENIDA, 33 
e não na forma como a escrevemos habitualmente
      Fulano Beltrano
      Rua da Avenida, 33

Isto passaria por ser acidental, se não fosse sistemático... e a explicação de Icke é interessante. Somos tratados não enquanto pessoas, mas enquanto empresas unipessoais... bens sujeitos a transacção.

A este detalhe junto a herança romana, com a sua ausência institucional de minúsculas. Algo que foi mantido ainda durante todo o período medieval. As inscrições que vemos em igrejas, ou epitáfios, adoptaram sempre a forma maiúscula, mesmo muito depois da queda do império romano. Afinal, o latim manteve-se instucionalmente como língua oficial durante a Idade Média.

Como aditamento curioso, reparamos muitas vezes nas caixas de comentários de jornais, e outros, em comentários escritos em maiúsculas... que passam por serem feitos por pessoas com vontade de se exprimir efusivamente com o Caps Lock ligado. Porém, o conteúdo dos comentários é muito semelhante, usa clichés típicos, e faz suspeitar que se tratam de comentários institucionais, patrocionados pela inteligência de serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário