sábado, 25 de junho de 2011

Falk-Colombo

Para quem cresceu com a série Colombo, o detective interpretado por Peter Falk, não se pode deixar de assinalar o óbito desse actor que inspirou o espírito inquisitivo em detrimento de outros métodos nas séries policiais. As razões da sua morte ontem terão sido uma degradação do estado mental, associado a Alzheimer... a crónica doença do esquecimento.

Se tratámos por aqui dos mistérios de Colombo, não poderíamos deixar de assinalar a passagem deste actor que se confundiu com o personagem que resolvia mistérios policiais de forma sui generis. O seu rigor admitia o humor e não necessitava da frieza técnica que se tornou moda em séries como CSI e similares... uma pequena grande diferença.
Se em inglês Columbo é ligeiramente diferente de Columbus, a sua tradução nacional seguiu o nome Colombo, e por isso a notícia da morte de Colombo soa sempre como algo estranho, em que os personagens se sobrepõem aos actores. Peter Falk era caolho direito.

2 comentários:

  1. Lamento sinceramente.
    É sempre triste vêr-mos partir, pessoas que de certo modo conhecemos, e nos acompanharam.

    Colombo, o personagem, Falk o actor.
    Colombo... o outro personagem....

    Terá sido ideia de Spielberg?

    Maria da Fonte

    ResponderEliminar
  2. Hollywood habituou-nos a fazer grandes obras associadas apenas a poucos indivíduos, mas é certo que esses são apenas representantes da grande máquina que se esconde por trás.
    Ou seja, a ideia pode ter sido de Spielberg, mas Spielberg é muito mais do que um indivíduo, é um dos representantes da linha judaica no cinema americano.
    Há muito que estes grupos usam uma só cara para representar o trabalho de várias pessoas.

    ResponderEliminar