terça-feira, 20 de outubro de 2015

Abade Faria - é do mundo dantes

Há coisas assim.
Não temos a capacidade hollywoodesca de efeitos especiais, mas não seja esse pequeno detalhe que nos impede de ter bons argumentos, dados os personagens disponíveis.

Na imagem do post "O dia da marmota"
em delitodeopiniao.blogs.sapo.pt vemos
Sócrates a sair do nº33 da R. Abade Faria.
Em cena, lembrámo-nos do Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

É do mundo dantes que Edmond Dantès esteve preso no Castelo de If, sob o número 34, ou citando a Wikipedia:
  • Number 34: The name given to him by the new governor of Château d'If. Finding it too tedious to learn Dantès real name, he was called by the number of his cell.

Este 34 lembrou-me o preso nº 44, em Évora, liberto para o nº 33 da rua Abade Faria, porque o nome da rua é ainda interessante:
  • Abbé Faria: Italian priest and sage. Imprisoned in the Château d'If. «Abbé Faria existed and died in 1819 after a life with much resemblance to that of the Faria in the novel.»

Quem foi o Abade Faria que inspirou o personagem de Alexandre Dumas, e que foi um grande aliado do Conde de Monte Cristo?
- José Custódio de Faria, nasceu em Goa, em 1756, e depois de um envolvimento na revolução francesa, ficou especialmente conhecido pelos trabalhos pioneiros em Hipnotismo... tem mesmo o nome numa teoria que relaciona ao sonambulismo, denominada "Faríismo".

O grande aliado de Dantès no cativeiro ligava-se assim ao hipnotisador goês, Abade Faria, tal como podemos ir buscar essa origem goesa ao advogado, aliado do preso nº 44 de Évora, residente agora no nº33 da Abade Faria. 
Há ainda um Abade Delille, pedreiro livre, se isso interessa à conta dos 33. Mas aqui vejo apenas coincidência banal com o nome do outro advogado. Delille era abade contemporâneo de Faria, e ambos aparecem mencionados na página 369 de La hermite de la Chaussee d'Antin. É talvez instrutiva uma frase de Delille
 "O destino escolhe os pais, nós escolhemos os amigos";
que já sabemos ser argumento de defesa.
Aliás a fortuna de Dantès resulta justamente da revelação do tesouro da ilha de Monte Cristo, feita pelo Abade Faria, seu amigo no cárcere de If durante os 6 anos de cativeiro, que alguns diriam ser a recompensa do tempo de prisão numa legislatura e meia.

Dantès dispôs assim de uma enorme fortuna, à sua disposição em Paris, graças à generosidade do amigo que lhe passou o segredo do tesouro. A questão de dever ser declarado ao fisco francês nunca se coloca na novela de Dumas.

Em vez do rival Mondego interessado em Mercedes, paixão de Dantès, este caso d'agora correu pelas águas do rio Lena (também um grupo concessionário da Peugeot e outras marcas).
Que faria? - É d'mundo d'antes.
Uma coisa é clara... o hipnotismo tem servido de charlatanice, e se o poder da sugestão é grande, como se pode ver nesta sequência de associações que fiz, a captura da atenção do outro só é possível se ele perder a sua maior capacidade humana - a capacidade de se seduzir pelo caos, pelo imprevisível, que é afinal a única cura contra uma captura pela ordem, por uma qualquer ordem.

1 comentário:

  1. Quiz de 10 perguntas.

    1) Qual o número de cela do Conde de Monte Cristo?
    a) 33, b) 34, c) 44

    2) Como se chama a Rua onde ficou no número 33 o preso 44?
    a) Abade Dellile, b) Abade Faria, c) Santos Silva

    3) Qual o nome do companheiro de cativeiro de Dantès?
    a) Abade Dellile, b) Abade Faria, c) Santos Silva

    4) Que amigo de Dantès lhe deu acesso a uma grande fortuna?
    a) Abade Dellile, b) Abade Faria, c) Santos Silva

    5) Que amigo de Agora deu uma grande fortuna a outro amigo?
    a) Abade Dellile, b) Abade Faria, c) Santos Silva

    6) O Abade Faria, que inspirou Dumas, destacou-se por ser:
    a) Advogado, b) Prestamista, c) Hipnotisador

    7) Delille disse "O destino escolhe os pais, nós escolhemos os amigos", e era:
    a) Advogado, b) Abade, c) Hipnotisador

    8) O Abade Faria, tal como o advogado, era originário de que paragens?
    a) França, b) Portugal, c) Goa

    9) O rival de Edmond Dantès tinha nome de rio e de concessionário, qual?
    a) Mondego, b) Lena, c) Liz

    10) A paixão de Edmond Dantès tinha nome de um carro, qual?
    a) Mercedes, b) Peugeot, c) Ford

    ResponderEliminar