sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Grândola vs NATO

Como decorreu o exercício da NATO na praia de Pinheiro da Cruz em Grândola?

"Enquanto caças russos bombardeiam terroristas, 
NATO atola-se num areal de praia."

Porém, o jornalismo português foi mais ainda sarcástico no relato, comparando-o a um desafio de bola, em que a areia de Grândola derrotaria os visitantes, a NATO, por 3 a 1.

Eis o excerto da notícia:
A NATO estava em festa e para comemorar chamou jornalistas. A ocasião merecia: quatro mil militares, exercícios conjuntos entre fuzileiros e marines, poderio militar nunca visto em Portugal e convidados de honra para ajudar.
O tenente-coronel Eric Hamstra, dos United States Marine Corps, tinha avisado: “Isto é algo que preparámos nos últimos dois anos. E isto é uma oportunidade para os fuzileiros e os marines aprenderem uns com os outros. Vão partilhar táticas, técnicas e procedimentos.
Só não houve aviso prévio quanto à falta de colaboração do areal de Grândola. Vamos por partes. Tudo começava com a chegada dos dois hovercraft que tinham saído do USS Arlington e vinham a alta velocidade em direção à praia. Mas a travagem na rebentação foi tão forte que impediu a chegada e, vergonha das vergonhas, foi preciso voltar a ganhar balanço para chegar enfim à praia. Grândola 1, NATO 0. O balanço reforçado equilibrou as contas e os anfíbios lá chegaram ao areal.
Para acabar com as brincadeiras, deram-se ordens de desembarque aos Humvees, jipes robustos que devem estar habituados a areias mais espessas. Porque assim que puseram as rodas em Grândola pararam para não mais de lá sair. Primeiro um de dentro de um hovercraft, depois outro de dentro do outro, ambos revelaram-se incapazes de avançar nas areias da praia. Grândola 3, NATO 1.
Por outro lado, a agência noticiosa russa RT, deixa mais ou menos claro como a Rússia encara estes exercícios da NATO, os maiores depois da Guerra do Golfo e Afeganistão. Como sentimento natural de quem centra todo o desenrolar exterior na sua pessoa, a Rússia pretende ver aqui uma provocação destinada a si mesma:

Portanto, as praias portuguesas não serviam para simular nenhum desembarque na Síria para combater o ISIS, ou Assad. Não, a ideia seria provocar a Rússia com este exercício!
Tanto mais que o exercício teve o cuidado do planeamento de 2 anos, ao ponto de não prever que os Humvees poderiam ficar atascados no areal.
Com o mesmo exercício de auto-projecção de todos os acontecimentos exteriores sem si mesmo, o comité do PCP poderá ter pensado que a coisa foi marcada para depois das eleições, para evitar um governo de esquerda. Coisa ainda mais clara quando Cavaco excluía da governação partidos que não respeitassem a NATO, e a força foi logo escolher o desembarque num concelho emblemático do imaginário do PCP, ou seja, Grândola. 
Sempre em linha com a Rússia, e com esse imaginário, o PCP apressou-se a condenar este exercício:
Com a encenação da vitória do areal, algo tão ridículo que correria o risco de passar por incompetência natural, os responsáveis do eixo Moscovo-Grândola podem estar satisfeitos, porque pelo menos a praia portuguesa serviu para uma vitória no espectáculo mediático, servindo-nos de bandeja uma imagem atascada da US Navy.
Agora, é claro, convém não misturar o cerco real com o circo surreal.

2 comentários:

  1. "PCP contra mega exercício da Nato" e, nem seria surpreendente se, tivessem acrescentado: "Ficou, assim, comprovado que até os grãos de areia são de esquerda, mais uma razão para votar PCP ;))
    Às vezes, apetece-me dizer uns disparates para ver se não perco o meu sentido de humor, mesmo que não sirva para seguir a carreia de comediante... alivia e, pelo menos, não aumento o lucro das Multinacionais farmacêuticas :)
    Quanto ao jornalismo português, tinha mesmo de acabar em Bola, nunca a vi, ser fornecida, numa dose tão elevada (horas e horas de debates frívolos), nem no tempo, antes do 25 de Abril...
    Se, nessa altura, era para distrair o povo, agora é, mesmo, esquecer os, eventuais, "comprimidos" e injetá-la por via intravenosa.
    isa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A velha receita dos 3 éfes Futebol, Fado e Fátima... sendo que foi mais o fado a decair no número de adeptos. Em compensação tem aqueles programas tipo Ídolos ou algo do género, que alimentam a ilusão do sucesso por umas semanas... esquecendo que em breve serão todos tão incógnitos como foram todos os outros. Abç.

      Eliminar