segunda-feira, 31 de julho de 2017

Mergulhando em Inis Mór

Uma das piscinas "naturais" mais espectaculares do mundo situa-se na Irlanda, nas ilhas Aran, em Inis Mór, e é conhecida como "Worm Hole", ou "Serpent's Liar".

A piscina "Worm Hole" situada na ilha Inis Mór (ou Inishmore), na Irlanda.

Apesar da sua forma rectangular, quase perfeita, a sua formação é atribuída a processos naturais, que desgastaram a paisagem cársica. Ainda que haja claras marcas naturais que podem justificar quebras rectangulares, a precisão dos contornos perpendiculares deixa a suspeita que nem tudo poderá ter resultado de intervenção natural.

O sítio não fazia parte dos roteiros turísticos mais conhecidos, pelo menos até a Red Bull ter aí colocado uma das suas provas do circuito Cliff Diving, permitindo como habitualmente alguns voos de mergulho notáveis:
Vídeo da Red Bull sobre o circuito de mergulho, no penhasco de Inis Mór em 2017.

Porém, a paisagem de Inis Mór é mais curiosa, e não se resume a esta suposta piscina natural. Também aí encontramos registos de antiga ocupação humana, nomeadamente na mesma ilha de Iris Mór, há um conjunto de construções denominadas "Seven Churches". Este nome lembra a mítica referência às Sete Cidades, presente nos Açores em nome de lagoa, e referente a possíveis viagens americanas de São Brandão, constantes da mitologia irlandesa da Idade Média, a que não estará desligada a própria nomenclatura do condado de Mayo, a que pertenceram estas ilhas. Também a data destas construções é referente aos séculos VII ou VIII, tendo havido um posterior abandono, por volta do Séc. XII ou XIII.
Ruínas de "Seven Churches", em Inis Mór.

A nível da paisagem, os penhascos que caem sobre o Atlântico são capazes de atrair os mais destemidos trepadores, apresentando autênticas pranchas de salto, como é exemplo duma prancha rochosa, conhecida como "The Roof", que se estendia por 6 metros acima do precípio, e onde foi tirada a fotografia seguinte (com o trepador Sean Marnane suspenso):
"The Roof" em Iris Mór, com um trepador suspenso sobre o abismo.

4 comentários:

  1. http://you-tube.one/watch/QEd1T3BpUVNqOHdJ/ancient-underground-city-found-in-russia.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. http://trinixy.ru/117255-samye-izvestnye-megality-rossii-50-foto.html
    Melhor imagens aqui
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, as imagens são Excelentes, e dispensam perceber russo - que dessa língua eu não percebo nada.
      Muito obrigado!

      Eliminar