sábado, 2 de dezembro de 2017

O teatro de fantoches jornalístico

Por mero acaso, vi numa destas madrugadas um programa da série "Toda a verdade", sobre um massacre em Odessa (Ucrânia), há 3 anos, no dia 2 de Maio de 2014. Os vídeos eram bastante significativos e impressionantes. 
Após o incêndio da "Casa do Sindicato", por activistas pró-ucranianos, morreram 46 pró-russos que aí se tinham refugiado. Em resultado do incêndio, as pessoas morreram queimadas, sufocadas, ou atiraram-se do edifício em chamas... e padecendo de ferimentos graves, eram ainda espancadas no solo, por activistas do cerco.

O "jornalismo internacional", mais preocupado então com a passagem da Crimeia para controlo russo, ignorou este massacre... já que era "do lado errado" da estorieta anti-russa que queriam vender (e que incluiu depois o incidente do avião MAS 17).

Podemos ler esse outro lado da história, aqui:
  • Odessa, o massacre que a imprensa não viu: «Depois de enfrentamentos, iniciados após uma partida de futebol, grupos favoráveis ao governo golpista de Kiev cercaram dezenas de manifestantes contrários, que tinham se refugiado no prédio da Central Sindical, e provocaram um incêndio criminoso usando coquetéis molotov. Os extremistas impediram a saída das pessoas -espancando as que tentavam fugir- enquanto incendiavam as dependências do sindicato como pode ser visto nos videos divulgados na internet pelos próprios autores da chacina. O resultado foi de 46 pessoas assassinadas, muitas das quais morreram sufocadas pela fumaça, outras queimadas e ainda houve as que se atiraram ao vazio tentando fugir das chamas. Isto constitui, sem sombras de dúvidas, um massacre. No entanto a mídia ocidental, que atua como um mero canal de propaganda de EUA e da OTAN, sempre pronta para divulgar justificativas para guerras e intervenções “humanitárias”, não viu este massacre.» 
  • Odessa slaughter: How vicious mob burnt anti-govt activists alive: «Many of those who managed to escape the fire were then brutally beaten by armed men, believed to be from the ultra-nationalist Right Sector group, who had the building under siege.»
Após o alegado massacre de população judia, também chamado «Massacre de Odessa», que clamou milhares de vítimas em 1941, sob responsabilidade nazi, foi com símbolos nazis que estes nacionalistas ucranianos realizaram mais um massacre em Odessa... um porto no Mar Negro, que era crucial manter sob controlo ucraniano, apesar da população ser maioritariamente de origem russa.

Enquanto na Ucrânia, o interesse era manter a independência da região, que pertencera ao império soviético, pouco interessando a população do lado oriental (que era maioritariamente russa), agora no caso catalão, não interessa a independência, mas sim preservar a integridade espanhola... 

Quanto ao lado para onde pende a atenção jornalística, este cartoon será bastante significativo:


Sem comentários:

Enviar um comentário